Que a competitividade de mercado existe, todo mundo sabe. Agora, o que viemos te mostrar é como existem sim alternativas para empresas que querem se destacar e garantir diferenciais competitivos atuando juntas. Inovação aberta é uma delas. Já ouviu falar no termo? Leia o texto a seguir descubra o conceito que pode mudar o rumo dos seus negócios!
O que é inovação aberta?
Sabe aquele networking que você já fez com outros parceiros? Inovação aberta é um modelo de gestão empresarial que objetiva, exatamente, essa troca de informações entre empresas. Na inovação aberta, o concorrer é deixado de lado e substituído por colaborar.
Como funciona a inovação aberta?
A inovação aberta pode ser aplicada de diferentes formas, e não necessita de uma padronização. O importante é que, durante o processo, entenda-se que o seu objetivo principal é buscar conhecimento de outras fontes, no caso, de empresas que podem agregar com suas ideias diferentes.
Qual é o objetivo da inovação aberta?
Na inovação aberta, o objetivo não é ser o mais inovador, mas garantir acesso ao maior número de ideias inovadoras possível. Empresas que adotam essa mentalidade ficam cada vez mais perto do considerado modelo de inovação mais próximo do ideal.
Quem é o pai da inovação aberta?
A primeira vez que o conceito como conhecemos foi citado aconteceu em 2003, na obra “Inovação Aberta: Como criar e lucrar com a tecnologia”, de Henry Chesbrough. Ele cunhou o termo e, por isso, é considerado o pai da inovação aberta.
Como é a Inovação aberta na prática?
Uma empresa que deseja adotar esse modelo de gestão pode entrar nele por diversos caminhos. Os mais comuns são:
1. Parcerias com startups;
2. Financiamento de pesquisas em instituições de ensino;
3. Criação de um laboratório de ideias;
4. Terceirização coletiva;
5. Promover feiras corporativas internas;
6. Investimento em eventos b2b;
7. Participação em hackathons;
8. Cultura de inovação interna.
Vantagens da inovação aberta:
Agora que você descobriu algumas maneiras de entrar para o mundo da inovação aberta, conheça, a seguir, as principais vantagens imediatas que sua empresa vai ter quando passar a aplicar este conceito no dia a dia.
1- Redução de riscos
Quando você pensa em inovação com a ajuda de especialistas que correm atrás, os feedbacks aumentam, enquanto os riscos do fracasso diminuem na mesma proporção.
2- ROI competitivo
Criar uma rede de inovação permite o desenvolvimento de ideias ou projetos gerados internamente que podem ser aplicados de forma externa. Isso gera uma quantidade de fluxos de receita maior, sem que o projeto principal seja prejudicado.
3- Geração de oportunidades
Ouvir opiniões de terceiros possibilita que você enxergue o seu negócio com uma ótica mais disruptiva. Quanto mais aberto para feedbacks, mais aberto para novas oportunidades de mercado você está.
4- Cultura da inovação
Pensar em inovação aberta é incentivar a valorização das propriedades intelectuais. Quando um colaborador entende a importância disso, ele se desenvolve e se torna mais efetivo nas suas atividades cotidianas.
5- Troca de experiências
O networking que a inovação aberta promove entre empresas focadas no mesmo objetivo é importante para o aumento da rede de contatos e o fortalecimento de novas parcerias. Quando isso acontece, novas oportunidades são geradas.
Desvantagens da Inovação aberta:
É sempre importante ficar atento aos perigos da inovação aberta caso ela não seja conduzida da maneira adequada. Alguns deles são:
1- Ausência de um core business definido
Abrir espaço para ideias externas não significa depender delas para crescer. O grande problema passa por empresas que não têm foco e passam a investir muito tempo e dinheiro em eventos, iniciativas e atividades que não necessariamente são a solução para a inovação.
2- Estagnação
A inovação aberta, muitas vezes, engessa o processo de criação e desenvolvimento de muitas empresas que não sabem aplicá-la na dosagem adequada. Isso gera perda do controle sobre a propriedade intelectual dos colaboradores e, mais uma vez, um quadro de independência.
3- Relatórios menos assertivos
Saber o quanto uma atividade de inovação aberta agrega para o negócio pode não ser uma tarefa tão simples quanto se pensa, principalmente porque essa e outras informações, por causa do dinamismo do processo, se perdem com facilidade.
4- Alto investimento
Investir em inovação não é simples. E nem barato. O problema é que, para a aplicação de inovação aberta, é preciso investimento em ensino também, principalmente para estimular o aprendizado de novos processos, aplicados a partir de insights com outros parceiros.
O que achou do conteúdo? Caso tenha gostado, não esqueça de continuar acompanhando a categoria BUSINESS do blog da Ligga para receber outras dicas e novidades do mercado b2b.