O home office é uma tendência no mercado de trabalho em todo o mundo. Qualidade de vida e flexibilidade estão entre as vantagens de deixar o escritório para trabalhar pela internet, no conforto de casa.
Pesquisa recente divulgada pela Inc., revelou que 88% dos 15 mil entrevistados escolheriam uma jornada de trabalho mais flexível. Isso porque, as pessoas estão buscando cada vez mais um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Ficar em um escritório por 8 horas diárias ou trabalhar muito, portanto, não soa mais tão gratificante.
E em um país como o Brasil, por exemplo, no qual 41,3% da população trabalha informalmente, a decisão de optar pelo trabalho remoto pode ser também uma grande oportunidade de garantir um emprego ou uma renda extra, de modo totalmente autônomo.
Sempre há, porém, o receio de que o trabalho home office seja algo desafiador e até mesmo improdutivo. Afinal, a única pessoa responsável pelo seu próprio trabalho, é você mesmo. Não há chefes ou superiores para supervisionar como ou quanto você está produzindo.
Como, então, adotar esse modelo para sua carreira profissional e ainda assim garantir bons rendimentos? A seguir, você confere algumas dicas da Ligga.
Como criar um ambiente ideal para home office?
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Prepare o ambiente para evitar distrações, interrupções e manter a rotina organizada;
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Escolha um cômodo da casa onde você tenha privacidade e delimite esse espaço para que todos saibam que ali é o seu local de trabalho;
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Dê preferência a lugares onde não haja tanta circulação de pessoas e a iluminação seja adequada;
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Invista em materiais de escritório para tornar o dia a dia mais cômodo, como uma cadeira ergométrica, um bom computador, uma internet com velocidade e uma mesa adequada;
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Decore o ambiente com quadros, livros relacionados à sua área de atuação, luminária e até mesmo plantas para deixar o ambiente mais personalizado e agradável.
Como ser mais produtivo no trabalho home office?
Estar em casa é estar no conforto no lar. Justamente por isso, é importante estabelecer uma rotina para não perder tempo com tarefas que não estejam relacionadas ao seu trabalho.
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Informe clientes, parceiros e familiares sobre seus horários de trabalho e peça para que respeitem esse tempo, para não ter interrupções ou solicitações em momentos impróprios;
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Tenha uma agenda e crie um cronograma de tarefas;
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Organize suas atividades por prioridade: as mais importantes e difíceis devem ser feitas primeiro. As menos complexas e que demandam menos tempo deixe para depois;
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Abra um CNPJ para começar na categoria de microempreendedor individual (MEI);
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Se possível, crie canais de comunicação específicos para sua atuação profissional, como telefone celular e endereço de e-mail diferentes dos que usa para fins pessoais