Black Friday 2022: como foi o ano para o comércio?

13/12/2022 às 11:32

BUSINESS

black friday 2022

Será que os resultados da Black Friday 2022 saíram como o esperado? A Ligga fez uma análise completa de todos os números disponibilizados na internet para criar um comparativo do ano anterior. Confira! 

Mudança no comportamento consumidor 

De acordo com o nosso balanço, o consumidor brasileiro está, mesmo que em passos curtos, voltando a procurar lojas físicas para realizar suas compras. Isso não significa, porém, que a internet foi abandonada.  

Segundo o Neotrust, uma agência de pesquisas e estatísticas do mercado consumidor, aproximadamente 80% dos consumidores continuam comprando por lá.Por isso, a presença e qualidade de e-comerces continuam importantes. 

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Black Friday x Copa do mundo 

Isso não significa, porém, que as vendas aumentaram na mesma proporção. Ainda de acordo com a pesquisa divulgada pela Neotrust, o motivo das quedas nos números tem nome: copa do mundo. 

Ao contrário do que se pensava, mesmo com o evento esportivo mais aguardado dos últimos anos, as pessoas não foram às lojas para comprar televisões. Podemos explicar a baixa demanda de algumas formas. Podem ser motivos: 

1. Comércios fechados nos jogos do Brasil: 
É estatístico: de quinta-feira, véspera da Black Friday, até as 19h do dia 25, data da Black Friday, as vendas sofreram uma queda brusca. Caíram mais de 30%, se comparadas ao mesmo período do ano anterior. Estranho, não? 
Na verdade, tem uma explicação. A véspera da Black Friday coincidiu com a estreia da seleção brasileira na Copa. Por isso, existiam menos pessoas nas ruas e as vendas, logo, olhando pela ótica de mercado, caíram 35,56% em valor! 
2. Dificuldade financeira 
Não podemos esquecer que, apesar de quase dois anos desde a pandemia, a situação financeira em muitos países, incluindo o nosso, não é nada boa. Embora isso seja um fato, não podemos ignorar três coisas: 
  • Houve crescimento de 1,2% na economia; 
  • Os resultados são melhores dos que foram projetados; 
  • Existe uma projeção de crescimento para 2%.
3. Diluição ou antecipação das promoções:
Ainda segundo a Neotrust, por causa da coincidência dos eventos (Copa do Mundo e Black Friday), alguns comércios decidiram apostar na antecipação ou diluição das promoções. Parece uma boa ideia, não? 
Na realidade, em partes. Não levaram em consideração, por exemplo, que a primeira parcela do 13º ainda não tinha caído. Portanto, podemos, também, dizer que as vendas caíram porque o consumidor foi pego de surpresa. 

O que mais vendeu na Black Friday 2022? 

Mesmo com o desempenho fraco em comparação a 2021, as televisões, os alimentos e bebidas foram as categorias que mais atraíram os consumidores no período que contemplou a Black Friday 2022. Confira o ranking: 
1- Acessórios; 
2- Eletrodomésticos; 
3- Eletrônicos; 
4- Moda; 
5- Telefonia. 

Desempenho dos cartões de crédito 

Por fim, a pesquisa divulgada concluiu que o brasileiro, mais uma vez, abusou do cartão de crédito para concretizar suas principais compras. Mais da metade deles usou o pagamento parcelado como alternativa (50,16%). Além disso, estão: 
1- E-wallet, cashback, débito (25,94%); 
2- Pix (15,05%); 
3- Boleto (8,84%). 
O que achou do conteúdo? Continue acompanhando a categoria BUSINESS do nosso blog para ficar por dentro do mundo corporativo. E uma dica: comece a se preparar para a Black Friday do ano que vem desde já! 
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