Pular para o conteúdo

Internet 6G: tudo sobre a rede do futuro

18/11/2022 às 16:41

TECH

Mesmo sem a rede 5G estar disponível para todo o mundo, as gigantes de tecnologia já estão de olho no desenvolvimento do próximo passo da corrida tecnológica, a conexão 6G. Saiba tudo sobre a conexão do futuro! 

O que é a internet 6G? 

Como o nome diz, a internet 6G é a próxima etapa de conexão móvel, depois do 5G. A previsão é que essa internet permita uma velocidade de conexão 100 vezes mais rápida que a do 5G (que, por sua vez, já pode alcançar uma velocidade 100 vezes mais rápida que o 4G). 

Qual será a finalidade do 6G? 

A internet 6G ainda está em desenvolvimento, e é difícil prever como ela impactará o dia a dia das pessoas. Mas tudo indica que, assim como o 5G, essa conexão será focada não só no uso por celular, mas sim na IoT (a internet das coisas). 

É esse tipo de tecnologia que vai permitir que todo tipo de dispositivo esteja conectado à internet, como os carros, os semáforos, os drones, as roupas e edifícios como um todo, tornando as cidades mais inteligentes. 

Quando vai chegar a internet 6G? 

Um estudo da China Mobile, a maior operadora de telefonia do mundo, estima que essa tecnologia pode se tornar realidade até 2030. A China, aliás, é o país que lidera a chamada “corrida do 6G”, isto é, a disputa de empresas de diversos países para o desenvolvimento dessa tecnologia. 

Mas tudo é uma estimativa, e até lá podemos ter mais novidades sobre o funcionamento dessa rede e o prazo para que se torne realidade a nível mundial e, depois, no Brasil. 

Testes com o 6G 

Recentemente, a sul-coreana LG fez testes animadores com a internet 6G.   

A frequência utilizada para o teste foi na faixa de 155 a 175 GHz, bem maior que a faixa utilizada pelo 5G (entre 24 e 52 GHz). E quanto maior a frequência, mais rápido as informações chegam – por isso a velocidade é mais alta.  

No entanto, quanto maior a frequência, menor o comprimento da onda. Por isso, se o 5G precisará de mais antenas para chegar até as pessoas, o 6G precisará de uma quantidade maior.   

É por isso que o teste da LG foi tão animador: mesmo utilizando ondas de alta frequência, os testes permitiram que a rede alcançasse uma distância de 320 metros ao ar livre – o que contribui para que, no futuro, essa tecnologia seja usada nas áreas urbanas. Legal, né? 

Enquanto o 6G não chega, fique por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia no blog da Ligga.
icone whatsapp
Clique aqui para ser atendido pelo chat web
Vendedor Online
Abrir opções de chat
Fechar opções de chat